Educação Infantil

Apresentação

Nossa proposta de aprendizado infantil busca estabelecer múltiplas relações da criança com o mundo ao seu redor. Parte-se do princípio de que elas sentem e pensam o mundo de forma própria, ao mesmo tempo em que utilizam as mais diferentes linguagens para se expressar, têm ideias e elaboram hipóteses originais sobre aquilo que observam e desejam desvendar.

Objetivo

Por meio do lúdico e respeitando as etapas da 1a infância, preparar para o processo de alfabetização futuro aprimorando a oralidade, a percepção auditiva, a criatividade, a coordenação motora fina, a associação lógica, o respeito às diferenças e o autoconhecimento para que se desenvolva a autonomia e a confiança.

  • Garantir à criança oportunidades de formação de caráter, para que a sua auto-imagem seja positiva e seu emocional equilibrado;
  • Incentivar a criança a tomar atitudes positivas com relação às pessoas e ao mundo, transmitindo o amor à vida numa conduta harmoniosa;
  • Favorecer o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo, estimulando a integração da criança ao meio em que vive.

Propostas e Diferenciais

  • Respeito à infância e à maturidade de cada criança;
  • Pré-Alfabetização com desenvolvimento psicomotor, da associação lógica, da curiosidade e da criatividade;
  • Planejamento docente que força a exploração de espaços externos, experimentos, brincadeiras e atividades lúdicas que objetivam o desenvolvimento cognitivo e social;
  • Proposta de formação bilíngue com o programa Oxford Quality, professores especialistas e material didático específico.

Material Didático

Parceira do Sistema de Ensino SPE Inspira, a educação infantil do colégio Dominius conta com uma coleção de material didático colorido, lúdico, rico em ilustrações e que propõe atividades de registro, que irão formar o portfólio de realizações do aluno ao longo do ano, possibilitando que a família acompanhe de forma completa o desenvolvimento da criança semana a semana.

  • Livro integrado (atividades de registro que envolvem todos os eixos de conhecimento);
  • Caderno de atividades de Lógica (atividades complementares de desenvolvimento da associação lógico-matemática da criança);
  • Caderno de datas comemorativas (atividades de datas comemorativas);
  • Caderno de atividades de Experimentos (atividades complementares de desenvolvimento do senso de exploração, curiosidade e criatividade);
  • Agenda do aluno;
  • Livro do professor (planejamento pedagógico que norteia o exercício docente, para que todo o trabalho de desenvolvimento pedagógico seja associado a uma atividade lúdica e toda brincadeira tenha cunho pedagógico.

Além do material, nossos professores de educação infantil são certificados por capacitações e programas de formação continuada do sistema de ensino SPE Inspira.

Oferta

Unidade Turno orário de entreda Horário de saída
Unidade Infantil Tarde 13h00 às 13h15 17h15
Integral 7h30 às 9h00 17h15 às 18h30

Maternal I: Alunos que completarem 2 anos durante o ano letivo.

Maternal II: Alunos que completarem 3 anos durante o ano letivo.

Pré I: Alunos que completarem 4 anos durante o ano letivo.

Pré II: Alunos que completarem 5 anos durante o ano letivo.

A entrada na escola representa um importante momento para a família e para a criança. Esta por sua vez, vai conviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos.

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. O processo de adaptação da criança ao novo mundo da escola é fundamental para a sua formação sociocultural.

Durante esse período muitas pessoas são envolvidas, não apenas a criança em si, mas professores, pais e toda a estrutura escolar. É uma fase delicada, que requer grande atenção e dedicação por parte de todos.

O papel primordial da escola neste momento é oportunizar as crianças relações pessoais que não sejam do seu núcleo familiar.

“A criança precisa conhecer o novo ambiente e sentir confiança: para isso é que acontece o período de adaptação escolar.”

A Educação Infantil visa desenvolver capacidades essenciais ao desenvolvimento do aluno nas áreas afetiva, social, cognitiva, ética e física.

Nessa fase, realizam-se atividades que auxiliam na construção do conhecimento dos educandos.

A avaliação é divulgada em um relatório bimestral entregue ao Serviço de Orientação Educacional que reflete o desenvolvimento do aluno. É repassado aos pais através de um boletim informativo.

Projetos:

  • Mundo encantado da literatura
  • Vínculo e Aprendizagem
  • Brinquedos e Brincadeiras
  • Eu e minha família
  • Brincar e Aprender
  • Viagem ao fundo do mar
  • Ouvindo e Cantando
  • Semeando Valores
  • Sustentabilidade
  • Alimentação Saudável

Judô

O Judô é um esporte que proporciona vários benefícios ao aluno, integrando corpo e mente, o aluno aprimora sua capacidade de concentração, sua disciplina e conhece as regras do esporte bem como os limites e potencialidades de seu próprio corpo. O fortalecimento dos músculos e a sutileza do equilíbrio, o alongamento e a coordenação psico-motora também estão sendo aprimorados no Judô.

Ballet

Na escola o Ballet é uma modalidade da dança adotada na Educação Infantil, visando um enriquecimento de possibilidades motoras para alcançar um desenvolvimento integral. A dança é repassada com atividades que transmitam sensação de alegria através dos movimentos, promovendo uma livre expressão corporal e um espírito socializador.

 

Informática Pedagógica / PlayTable

A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de 3 anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. A tecnologia infrared se caracteriza pela fácil usabilidade e é, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.

 

Psicomotricidade

A psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

 

Inglês

Despertar o interesse do aluno pelo idioma, respeitando o universo infantil, numa metodologia que enfatiza a compreensão e comunicação oral. A criança aprende num contexto natural e espontâneo (adequado à sua faixa etária) por meio de atividades lúdicas e dinâmicas.

 

Música

A música ajuda a afinar a sensibilidade, contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade.

Nesta fase é permitido que seja comemorado o aniversário do (a) aluno (a) na escola. No entanto, é necessário agendar na secretaria com antecedência ou enviar um comunicado via agenda.

Novidades

Professoras do Período Integral usam o plantio de sementes para a construção do saber

Toda criança adora brincar na terra. As professoras do período integral usaram isso para ensinar aos seus alunos sobre o ciclo…

Atividade envolvendo as cores ensina e diverte alunos do Pré 2

As cores estão presentes em tudo o que nos cerca. São infinitas as possibilidades de utilizá-las para expressar nossas ideias e…

Palestra sobre a Educação para o aluno do século XXI reúne comunidade escolar na Ópera de Arame

Na última sexta-feira (20/09/19), o Colégio Dominius & Principius do Saber convidou os pais para refletir sobre os desafios da educação…