Educação Infantil

Apresentação

Nossa proposta de aprendizado infantil busca estabelecer múltiplas relações da criança com o mundo ao seu redor. Parte-se do princípio de que elas sentem e pensam o mundo de forma própria, ao mesmo tempo em que utilizam as mais diferentes linguagens para se expressar, têm ideias e elaboram hipóteses originais sobre aquilo que observam e desejam desvendar.

Objetivo

Por meio do lúdico e respeitando as etapas da 1a infância, preparar para o processo de alfabetização futuro aprimorando a oralidade, a percepção auditiva, a criatividade, a coordenação motora fina, a associação lógica, o respeito às diferenças e o autoconhecimento para que se desenvolva a autonomia e a confiança.

  • Garantir à criança oportunidades de formação de caráter, para que a sua auto-imagem seja positiva e seu emocional equilibrado;
  • Incentivar a criança a tomar atitudes positivas com relação às pessoas e ao mundo, transmitindo o amor à vida numa conduta harmoniosa;
  • Favorecer o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo, estimulando a integração da criança ao meio em que vive.

Propostas e Diferenciais

  • Respeito à infância e à maturidade de cada criança;
  • Pré-Alfabetização com desenvolvimento psicomotor, da associação lógica, da curiosidade e da criatividade;
  • Planejamento docente que força a exploração de espaços externos, experimentos, brincadeiras e atividades lúdicas que objetivam o desenvolvimento cognitivo e social;
  • Proposta de formação bilíngue com o programa Oxford Quality, professores especialistas e material didático específico.

Material Didático

Parceira do Sistema de Ensino Inspira – SEI , a educação infantil do colégio Dominius conta com uma coleção de material didático colorido, lúdico, rico em ilustrações e que propõe atividades de registro, que irão formar o portfólio de realizações do aluno ao longo do ano, possibilitando que a família acompanhe de forma completa o desenvolvimento da criança semana a semana.

  • Livro integrado (atividades de registro que envolvem todos os eixos de conhecimento);
  • Caderno de atividades de Lógica (atividades complementares de desenvolvimento da associação lógico-matemática da criança);
  • Caderno de datas comemorativas (atividades de datas comemorativas);
  • Caderno de atividades de Experimentos (atividades complementares de desenvolvimento do senso de exploração, curiosidade e criatividade);
  • Agenda do aluno;
  • Livro do professor (planejamento pedagógico que norteia o exercício docente, para que todo o trabalho de desenvolvimento pedagógico seja associado a uma atividade lúdica e toda brincadeira tenha cunho pedagógico.

Além do material, nossos professores de educação infantil são certificados por capacitações e programas de formação continuada do sistema de ensino Sistema de Ensino Inspira – SEI.

Oferta

Unidade Turno orário de entreda Horário de saída
Unidade Infantil Tarde 13h00 às 13h15 17h15
Integral 7h30 às 9h00 17h15 às 18h30

Maternal I: Alunos que completarem 2 anos durante o ano letivo.

Maternal II: Alunos que completarem 3 anos durante o ano letivo.

Pré I: Alunos que completarem 4 anos durante o ano letivo.

Pré II: Alunos que completarem 5 anos durante o ano letivo.

A entrada na escola representa um importante momento para a família e para a criança. Esta por sua vez, vai conviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos.

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. O processo de adaptação da criança ao novo mundo da escola é fundamental para a sua formação sociocultural.

Durante esse período muitas pessoas são envolvidas, não apenas a criança em si, mas professores, pais e toda a estrutura escolar. É uma fase delicada, que requer grande atenção e dedicação por parte de todos.

O papel primordial da escola neste momento é oportunizar as crianças relações pessoais que não sejam do seu núcleo familiar.

“A criança precisa conhecer o novo ambiente e sentir confiança: para isso é que acontece o período de adaptação escolar.”

A Educação Infantil visa desenvolver capacidades essenciais ao desenvolvimento do aluno nas áreas afetiva, social, cognitiva, ética e física.

Nessa fase, realizam-se atividades que auxiliam na construção do conhecimento dos educandos.

A avaliação é divulgada em um relatório bimestral entregue ao Serviço de Orientação Educacional que reflete o desenvolvimento do aluno. É repassado aos pais através de um boletim informativo.

Projetos:

  • Mundo encantado da literatura
  • Vínculo e Aprendizagem
  • Brinquedos e Brincadeiras
  • Eu e minha família
  • Brincar e Aprender
  • Viagem ao fundo do mar
  • Ouvindo e Cantando
  • Semeando Valores
  • Sustentabilidade
  • Alimentação Saudável

Judô

O Judô é um esporte que proporciona vários benefícios ao aluno, integrando corpo e mente, o aluno aprimora sua capacidade de concentração, sua disciplina e conhece as regras do esporte bem como os limites e potencialidades de seu próprio corpo. O fortalecimento dos músculos e a sutileza do equilíbrio, o alongamento e a coordenação psico-motora também estão sendo aprimorados no Judô.

Ballet

Na escola o Ballet é uma modalidade da dança adotada na Educação Infantil, visando um enriquecimento de possibilidades motoras para alcançar um desenvolvimento integral. A dança é repassada com atividades que transmitam sensação de alegria através dos movimentos, promovendo uma livre expressão corporal e um espírito socializador.

 

Informática Pedagógica / PlayTable

A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de 3 anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. A tecnologia infrared se caracteriza pela fácil usabilidade e é, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica.

 

Psicomotricidade

A psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

 

Inglês

Despertar o interesse do aluno pelo idioma, respeitando o universo infantil, numa metodologia que enfatiza a compreensão e comunicação oral. A criança aprende num contexto natural e espontâneo (adequado à sua faixa etária) por meio de atividades lúdicas e dinâmicas.

 

Música

A música ajuda a afinar a sensibilidade, contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade.

Nesta fase é permitido que seja comemorado o aniversário do (a) aluno (a) na escola. No entanto, é necessário agendar na secretaria com antecedência ou enviar um comunicado via agenda.

Novidades

Professoras do Período Integral usam o plantio de sementes para a construção do saber

Toda criança adora brincar na terra. As professoras do período integral usaram isso para ensinar aos seus alunos sobre o ciclo…

Atividade envolvendo as cores ensina e diverte alunos do Pré 2

As cores estão presentes em tudo o que nos cerca. São infinitas as possibilidades de utilizá-las para expressar nossas ideias e…

Palestra sobre a Educação para o aluno do século XXI reúne comunidade escolar na Ópera de Arame

Na última sexta-feira (20/09/19), o Colégio Dominius & Principius do Saber convidou os pais para refletir sobre os desafios da educação…