Ensino Fundamental I

Apresentação

Nos anos iniciais do ensino fundamental, buscamos estimular o aprendizado, o gosto pelo estudo e a busca pelo conhecimento. É a etapa na qual as crianças desenvolvem seus hábitos e consolidam valores. Preparando para a sequência dos anos finais do ensino fundamental, buscamos fortalecer a base de conteúdos, a confiança e a autonomia do aluno para formar uma criança confiante e preparada para os desafios da juventude.

Objetivo

Preparar os alunos para os anos finais do ensino fundamental desenvolvendo autonomia, hábito de estudos, interesse pelo conhecimento e solidificando valores. Garantir o desenvolvimento emocional e os pré-requisitos cognitivos para a próxima etapa.

Propostas e Diferenciais

  • Processo de alfabetização que respeita o tempo e a maturidade de cada criança;
  • Ênfase no desenvolvimento dos dois eixos fundamentais, Língua Portuguesa e Matemática, com aulas de reforço no contraturno;
  • Utilização de recursos digitais e dinâmicas de sala de aula que motivem o aluno na busca pelo conhecimento;
  • Plataforma adaptativa que fornece apoio ao aluno respeitando as suas individualidades, identificando suas potencialidades e fraquezas e estimulando-o a desenvolver o seu potencial máximo;
  • Proposta de formação bilíngue com o programa Oxford Quality, de 2 aulas semanais curriculares, professores especialistas e material didático específico.

Material

No ensino fundamental, adotamos o material didático e as soluções educacionais da Conquista – Sistema Positivo. O conceito dessa solução educacional é oferecer aos seus alunos uma proposta de educação e futuro, integrando a família, a escola e a comunidade, alinhando-se à proposta pedagógica e conceituai do colégio. Com diversos recursos, material didático completo e em consonância com a BNCC, além de materiais complementares de Empreendedorismo e Educação Financeira, que nortearão nossos projetos de cidadania, a coleção de material didático é uma excelente ferramenta para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.

As propostas do material, sejam de leitura, sejam de pesquisas, atividades, jogos e brincadeiras, têm por objetivo promover a participação dos alunos em trabalhos individuais e em grupos, despertando a curiosidade e o desejo por aprender e estimulando a ampliação dos conhecimentos, aspectos importantes na formação dos alunos, para que se possam tomar decisões e saber atuar diante das questões que a sociedade apresenta.

Diferencial

  • Material composto por 4 volumes por ano, de acordo com a BNCC para 2020;
  • Material exclusivo para a família;
  • Livro de arte e de caligrafia para os anos iniciais;

Livro de empreendedorismo e matemática financeira para os anos finais.

Oferta

Unidade

Fundamental

Manhã
Tarde
Integral
5° ano
1° ao 6° ano
1° ao 5° ano
7h30
12h50 às 13h00
7h30 às 9h00
12h00
17h30
17h30 às 18h30
1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano
06 anos 07 anos 08 anos 09 anos 10 anos
Tarde Tarde Tarde Tarde Manhã/ Tarde

A avaliação tem finalidade educativa, sendo diagnóstica, contínua, paralela e cumulativa.

Compete ao professor de cada disciplina, conteúdo específico, avaliar o rendimento do aluno. Como instrumentos de avaliação serão utilizados: testes, arguições, provas, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, conferência ou outras formas similares, que permitam medir as múltiplas inteligências e potencialidades do aluno, sendo complementada pelas informações de ordem qualitativa, relacionadas à atitudes e habilidades desenvolvidas, que o professor obterá através da própria observação e do acompanhamento personalizado do educando.

Caso o aluno não atinja média mínima estipulada, é oferecida recuperação contínua dos conteúdos e feita nova avaliação, prevalecendo a maior nota.

Em caso justificado de ausência do aluno é propiciada outra oportunidade de avaliação, observando o critério de taxas financeiras estabelecido pela escola.

O resultado da avaliação é efetuado em períodos bimestrais, seguindo as datas previstas em Calendário Escolar adotado pelo estabelecimento.

Projetos:

  • Com a mão na arte
  • Literatura
  • Valores e Cidadania
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Grandes Invenções
  • Comunicação
  • Alimentação Saudável
  • Prevenção às Drogas
  • Reciclagem

Robótica Pedagógica

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões, envolvendo um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.

A Robótica Pedagógica utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.

 

Informática Pedagógica

A informática educacional se dá por meio das aulas curriculares com a utilização de softwares educacionais, complementando e reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula.

 

Inglês

Despertar o interesse do aluno pelo idioma, respeitando o universo infantil, numa metodologia que enfatiza a compreensão e comunicação oral. A criança aprende num contexto natural e espontâneo (adequado à sua faixa etária) por meio de atividades lúdicas e dinâmicas.

 

Música

A música ajuda a afinar a sensibilidade, contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade.

Os alunos realizam provas bimestrais todas as semanas a partir do 2.° ano do Ensino Fundamental I. O 2.° ano, a partir do 2.° bimestre; do 3.° ao 9.° ano, desde o 1.° bimestre.

MÉDIA BIMESTRAL / RESULTADO DO BIMESTRE

O resultado do bimestre é obtido por meio da seguinte proposta de trabalho:

1.° ano

No 1.° ano do Ensino Fundamental I os alunos são avaliados por critérios previamente estabelecidos, quando são considerados os conteúdos básicos do ano, os quais são expressos com descritores que revelam o aproveitamento do aluno em cada bimestre: A (atingiu), ED (em desenvolvimento) e NA (não atingiu). Não há retenção de alunos no 1.° ano do Ensino Fundamental I. A promoção é feita ao final do ano letivo, quando junto com os indicadores de aprendizagem de cada disciplina, um relatório (parecer descritivo) descreve o desempenho e aproveitamento do aluno, o qual servirá como suporte para o trabalho pedagógico do pedagogo e do docente na sequência dos estudos da criança.

Ensino Fundamental do 2.° ano ao 5.° ano

Provas bimestrais e trabalhos
Obs: 2.° ano – Avaliação somente a partir do 2.° bimestre.

Tem por objetivo reforçar a aprendizagem dos alunos, o qual visa superar dificuldades sinalizadas e /ou reveladas diante de qualquer área curricular, bem como, de qualquer tema ou conteúdo em estudo.

Horários:

1º ao 5º ano

Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira
8h às 9h40min 1º Ano
4º Ano
2º Ano
5º Ano
3º Ano
9h40min às 9h55min Intervalo Intervalo Intervalo
10h às 11h 1º Ano
4º Ano
2º Ano
5º Ano
3º Ano

ATENÇÃO: A tolerância de permanência dos alunos até as 19h30min é dada àqueles que estão matriculados no Período Integral, outros alunos que precisarem utilizar-se do período de permanência posterior às 18h15min – para o período da tarde – e 12h30min – para o período da manhã – devem comunicar à secretaria e pagar taxa adicional do serviço.

Novidades

Professoras do Período Integral usam o plantio de sementes para a construção do saber

Toda criança adora brincar na terra. As professoras do período integral usaram isso para ensinar aos seus alunos sobre o ciclo…

Atividade envolvendo as cores ensina e diverte alunos do Pré 2

As cores estão presentes em tudo o que nos cerca. São infinitas as possibilidades de utilizá-las para expressar nossas ideias e…

Palestra sobre a Educação para o aluno do século XXI reúne comunidade escolar na Ópera de Arame

Na última sexta-feira (20/09/19), o Colégio Dominius & Principius do Saber convidou os pais para refletir sobre os desafios da educação…