Ensino Fundamental II

Apresentação

Nos anos finais do ensino fundamental, deparamo-nos com um jovem que deve ser formado para os desafios do ensino médio. É a etapa de transição entre a infância e a juventude, na qual temos o dever de auxiliar na formação do caráter e garantir que nossos alunos sejam inspirados a adquirir conhecimento, manter relações sociais saudáveis e adquirir visões de mundo próprias e em conformidade com os princípios da ética e da cidadania.

Objetivo

Garantir a transição do ser criança para o ser jovem formando alunos desenvolvidos nos aspectos social e cognitivo, com condições de exercer o senso crítico por meio de percepções, conhecimento e visões fundamentadas por princípios éticos e humanos.

Propostas e diferenciais

  • Proposta de formação bilíngue com o programa Oxford Quality inserido no currículo, com professores especialistas e carga horária intensificada de 3 aulas semanais;
  • Filosofia em todas as séries do Fundamental 2, para o trabalho acerca de princípios e ética;
  • Disciplinas exclusivas para uso da plataforma adaptativa de acordo com o perfil individual de cada aluno:
    • Álgebra básica: revisão da Matemática do ensino fundamental e fortalecimento dos fundamentos matemáticos necessários para ingresso no ensino médio (8° e 9° ano);
    • Atualidades: conteúdo direcionado para redação: aula específica de atualidades para o desenvolvimento de dissertações, que associa conceitos geopolíticos, históricos e de filosofia à capacidade de argumentação e escrita do aluno;
  • Divisão de Ciências com professores especialistas de Física, Química e Biologia (9° ano);
  • Reforço de Matemática e Língua Portuguesa, os dois principais eixos de conteúdo;
  • Plataforma adaptativa que fornece apoio ao aluno, respeitando as suas individualidades, identificando suas potencialidades e fraquezas e estimulando-o a desenvolver o seu potencial máximo.

Material Didático

No ensino fundamental, adotamos o material didático e as soluções educacionais da Sistema de Ensino Inspira – SEI. O conceito dessa solução educacional é oferecer aos seus alunos uma proposta de educação e futuro, integrando a família, a escola e a comunidade, alinhando-se à proposta pedagógica e conceitual do colégio. Com diversos recursos, material didático completo e em consonância com a BNCC, além de materiais complementares de Empreendedorismo e Educação Financeira, que nortearão nossos projetos de cidadania, a coleção de material didático é uma excelente ferramenta para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.

As propostas do material, sejam de leitura, sejam de pesquisas, atividades, jogos e brincadeiras, têm por objetivo promover a participação dos alunos em trabalhos individuais e em grupos, despertando a curiosidade e o desejo por aprender e estimulando a ampliação dos conhecimentos, aspectos importantes na formação dos alunos, para que se possam tomar decisões e saber atuar diante das questões que a sociedade apresenta.

Diferenciais

  • Material composto por 4 volumes por ano, de acordo com a BNCC para 2020;
  • Material exclusivo para a família;
  • Livro de arte e de caligrafia para os anos iniciais;
  • Livro de empreendedorismo e matemática financeira para os anos finais.

Oferta

Unidade

Fundamental

Manhã

Tarde

5° ao 9° ano

6° ano

7h30

12h50 às 13h00

12h00

17h30

6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano
11 anos 12 anos 13 anos 14 anos
Manhã Manhã Manhã Manhã

A avaliação tem finalidade educativa, sendo diagnóstica, contínua, paralela e cumulativa.

Compete ao professor de cada disciplina, conteúdo específico, avaliar o rendimento do aluno. Como instrumentos de avaliação serão utilizados: testes, arguições, provas, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, conferência ou outras formas similares, que permitam medir as múltiplas inteligências e potencialidades do aluno, sendo complementada pelas informações de ordem qualitativa, relacionadas à atitudes e habilidades desenvolvidas, que o professor obterá através da própria observação e do acompanhamento personalizado do educando.

Caso o aluno não atinja média mínima estipulada, é oferecida recuperação contínua dos conteúdos e feita nova avaliação, prevalecendo a maior nota.

Em caso justificado de ausência do aluno é propiciada outra oportunidade de avaliação, observando o critério de taxas financeiras estabelecido pela escola.

O resultado da avaliação é efetuado em períodos bimestrais, seguindo as datas previstas em Calendário Escolar adotado pelo estabelecimento.

Projetos:

  • Com a mão na arte
  • Literatura
  • Valores e Cidadania
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Grandes Invenções
  • Comunicação
  • Alimentação Saudável
  • Prevenção às Drogas
  • Reciclagem

 

Aulas Especiais:

 

Robótica Pedagógica

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões, envolvendo um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.

A Robótica Pedagógica utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.

 

Informática Pedagógica

A informática educacional se dá por meio das aulas curriculares com a utilização de softwares educacionais, complementando e reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Tem por objetivo reforçar a aprendizagem dos alunos, o qual visa superar dificuldades sinalizadas e /ou reveladas diante de qualquer área curricular, bem como, de qualquer tema ou conteúdo em estudo.

HORÁRIO Segunda-Feira Quarta-Feira
13h10min às 15h15min 6º Ano 8º Ano
15h25min às 17h30min 7º Ano 9º Ano

Novidades

Professoras do Período Integral usam o plantio de sementes para a construção do saber

Toda criança adora brincar na terra. As professoras do período integral usaram isso para ensinar aos seus alunos sobre o ciclo…

Atividade envolvendo as cores ensina e diverte alunos do Pré 2

As cores estão presentes em tudo o que nos cerca. São infinitas as possibilidades de utilizá-las para expressar nossas ideias e…

Palestra sobre a Educação para o aluno do século XXI reúne comunidade escolar na Ópera de Arame

Na última sexta-feira (20/09/19), o Colégio Dominius & Principius do Saber convidou os pais para refletir sobre os desafios da educação…