Apresentação
Nos anos finais do ensino fundamental, deparamo-nos com um jovem que deve ser formado para os desafios do ensino médio. É a etapa de transição entre a infância e a juventude, na qual temos o dever de auxiliar na formação do caráter e garantir que nossos alunos sejam inspirados a adquirir conhecimento, manter relações sociais saudáveis e adquirir visões de mundo próprias e em conformidade com os princípios da ética e da cidadania.
Objetivo
Garantir a transição do ser criança para o ser jovem formando alunos desenvolvidos nos aspectos social e cognitivo, com condições de exercer o senso crítico por meio de percepções, conhecimento e visões fundamentadas por princípios éticos e humanos.
Propostas e diferenciais
- Proposta de formação bilíngue com o programa Oxford Quality inserido no currículo, com professores especialistas e carga horária intensificada de 3 aulas semanais;
- Filosofia em todas as séries do Fundamental 2, para o trabalho acerca de princípios e ética;
- Disciplinas exclusivas para uso da plataforma adaptativa de acordo com o perfil individual de cada aluno:
- Álgebra básica: revisão da Matemática do ensino fundamental e fortalecimento dos fundamentos matemáticos necessários para ingresso no ensino médio (8° e 9° ano);
- Atualidades: conteúdo direcionado para redação: aula específica de atualidades para o desenvolvimento de dissertações, que associa conceitos geopolíticos, históricos e de filosofia à capacidade de argumentação e escrita do aluno;
- Divisão de Ciências com professores especialistas de Física, Química e Biologia (9° ano);
- Reforço de Matemática e Língua Portuguesa, os dois principais eixos de conteúdo;
- Plataforma adaptativa que fornece apoio ao aluno, respeitando as suas individualidades, identificando suas potencialidades e fraquezas e estimulando-o a desenvolver o seu potencial máximo.
Material Didático
No ensino fundamental, adotamos o material didático e as soluções educacionais da Sistema de Ensino Inspira – SEI. O conceito dessa solução educacional é oferecer aos seus alunos uma proposta de educação e futuro, integrando a família, a escola e a comunidade, alinhando-se à proposta pedagógica e conceitual do colégio. Com diversos recursos, material didático completo e em consonância com a BNCC, além de materiais complementares de Empreendedorismo e Educação Financeira, que nortearão nossos projetos de cidadania, a coleção de material didático é uma excelente ferramenta para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
As propostas do material, sejam de leitura, sejam de pesquisas, atividades, jogos e brincadeiras, têm por objetivo promover a participação dos alunos em trabalhos individuais e em grupos, despertando a curiosidade e o desejo por aprender e estimulando a ampliação dos conhecimentos, aspectos importantes na formação dos alunos, para que se possam tomar decisões e saber atuar diante das questões que a sociedade apresenta.
Diferenciais
- Material composto por 4 volumes por ano, de acordo com a BNCC para 2020;
- Material exclusivo para a família;
- Livro de arte e de caligrafia para os anos iniciais;
- Livro de empreendedorismo e matemática financeira para os anos finais.
Oferta
Unidade
Fundamental |
Manhã
Tarde |
5° ao 9° ano
6° ano |
7h30
12h50 às 13h00 |
12h00
17h30 |
6º Ano | 7º Ano | 8º Ano | 9º Ano |
---|---|---|---|
11 anos | 12 anos | 13 anos | 14 anos |
Manhã | Manhã | Manhã | Manhã |
A avaliação tem finalidade educativa, sendo diagnóstica, contínua, paralela e cumulativa.
Compete ao professor de cada disciplina, conteúdo específico, avaliar o rendimento do aluno. Como instrumentos de avaliação serão utilizados: testes, arguições, provas, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, conferência ou outras formas similares, que permitam medir as múltiplas inteligências e potencialidades do aluno, sendo complementada pelas informações de ordem qualitativa, relacionadas à atitudes e habilidades desenvolvidas, que o professor obterá através da própria observação e do acompanhamento personalizado do educando.
Caso o aluno não atinja média mínima estipulada, é oferecida recuperação contínua dos conteúdos e feita nova avaliação, prevalecendo a maior nota.
Em caso justificado de ausência do aluno é propiciada outra oportunidade de avaliação, observando o critério de taxas financeiras estabelecido pela escola.
O resultado da avaliação é efetuado em períodos bimestrais, seguindo as datas previstas em Calendário Escolar adotado pelo estabelecimento.
Projetos:
- Com a mão na arte
- Literatura
- Valores e Cidadania
- Meio Ambiente
- Sustentabilidade
- Grandes Invenções
- Comunicação
- Alimentação Saudável
- Prevenção às Drogas
- Reciclagem
Aulas Especiais:
Robótica Pedagógica
Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões, envolvendo um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.
A Robótica Pedagógica utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.
Informática Pedagógica
A informática educacional se dá por meio das aulas curriculares com a utilização de softwares educacionais, complementando e reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Tem por objetivo reforçar a aprendizagem dos alunos, o qual visa superar dificuldades sinalizadas e /ou reveladas diante de qualquer área curricular, bem como, de qualquer tema ou conteúdo em estudo.
HORÁRIO | Segunda-Feira | Quarta-Feira |
---|---|---|
13h10min às 15h15min | 6º Ano | 8º Ano |
15h25min às 17h30min | 7º Ano | 9º Ano |